segunda-feira, 28 de março de 2011

Mente Doentia: o obscuro da alma


Assisti ao filme Cisne Negro (com Natalie Portman), foi à primeira vez que fui ao cinema sozinha. Isso foi um marco para minha vida que sempre foi tão previsível.
Esperava que fosse um filme com um monte de mulheres dançando balé e uns probleminhas de convivência entre as personagens. Isso era que mostrava o trailer.
Quando comecei assistir a minha ânsia de pré filme ficou congelada. Era totalmente diferente do que esperava.
Uma moça subjugada pela mãe, que controlava passos, comida, amizades da garota.
Esta mãe concentrava na pobre garota um sonho seu que fora frustrado por vários motivos em sua juventude, dentre eles ter ficado grávida da ‘pobre menina’.
Com tantas cobranças e disciplinas que a mãe exigia, esta garota passou a ter transtornos psicológicos, que afetavam seu corpo, sua mente e principalmente sua alma.
Alma doentia, cheia de seqüelas. Uma garota frustrada que nem mesmo sabia de sua preferência sexual. O filme viaja muito nos dramas psicológico, levando o espectador ficar em duvida do que real na vida dela.
O certo é que ela, a personagem, quer que seja perfeito.
A bailarina é escolhida para dançar e interpretar o papel principal do espetáculo o Cisne Negro. A mesma tem que absorver a essência dos dois cisnes: o branco  e o negro. Neste momento o inferno psicológico começa.
Na mente de uma pessoa sã, quando se pensa em fazer o mal o bom senso fala alto e o autocontrole faz com que a pessoa reflita e acabe decidindo na razoável solução.
A mente doentia nos leva a fazer algo que não nos reconhecemos.
Na mente doentia, o bem tem que existir somente para ela. Para consegui algo passa por cima de qualquer pessoa irmãos, familiares, amigos, colegas. É uma pessoa egoísta, egocêntrica,  magoa quem está ao seu lado somente para sentir prazer em suas vitorias. Geralmente, o fim dessas pessoas é a solidão.
 O fim dessas pessoas é a morte. Pode até não ser a morte física, pode ser uma morte dos sentimentos, das emoções, de compaixão. Uma pessoa fria que calcula seus passos a ponto de não se envolver em uma amizade, um relacionamento. É uma pessoa que se importa consigo que é apaixonado exageradamente por si próprio.
Quem sabe a historia de Narciso:

Ele era um herói, famoso pela sua beleza e orgulho.
Era filho de deuses na mitologia. No dia do seu nascimento, o adivinho disse que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor de uma ninfa. Condenado ao seu mero orgulho Narciso quando viu seu reflexo pela primeira vez em lago, ficou apaixonado por si mesmo, tão fascinado por sua beleza que certo dia caiu dentro do lago e morreu afogado.

O termo narcisismo é designado dessa historia é a condição mórbida do indivíduo que tem interesse exagerado pelo próprio eu, pelo corpo, por suas conquistas. Sempre busca a perfeição dos seus atos para contemplá-los e sentir orgulho de si.
Segundo Freud a lenda grega é transportada, para descrever um comportamento de perversão sexual, a busca do próprio prazer. Na era da liberdade sexual, moral, intelectual, as pessoas que tem certo nível elevado intelectual e cultural levam uma vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais desprezando um dos mandamentos bíblicos: Ama teu próximo como a ti mesmo.
Voltando ao filme... O cisne Negro é alma obscura da bailarina que busca seu bel prazer o narcisismo, o hedonismo. Uma criatura sem limites na maldade sempre pronta a satisfazer suas necessidades e desejos.
O cisne negro passa por cima dos desejos de sua irmã o cisne branco, que representa é a meiguice  do ser humano, a bondade... No entanto, no fim do filme o cisne branco encontra sua redenção através da morte.
Será que as pessoas boas, neste mundo perdido por corrupções morais, encontrarão o mundo perfeito na morte?
O mundo é dominado por cisnes negros... Dominado por pessoas de mentes doentias, de almas escuras...

Um comentário:

  1. Realmente as mentes doentias nos cercam...estamos rodeados por espiões!

    ResponderExcluir