sexta-feira, 29 de abril de 2011

Filho Pródigo Moderno: inconstancia

Lendo essa passagem na bíblia, muitos pensam: isso não é para mim!
Atualmente, o filho prodigo tem questões modernas... o PAI pode ser uma mãe, um irmão, um amigo, a esposo(a), namorado(a)... e olhando por uma visão mais espiritual o pai seria  o próprio DEUS e nós os filhos desajuizados.
Quem nunca ouviu a famosa historia do Filho Prodigo?
Uma passagem bíblica interessante que nos fala claramente da tolice humana. Um homem cheio de si acredita, que sozinho, pode multiplicar sua parte da herança saindo de sua terra, talvez um interior, e partindo para uma cidade, talvez uma zona urbana, para investir seu dinheiro em algo que lhe trouxesse alguma alegria para sua vida.Uma vida que talvez fosse sem graça e sem sentido.Talvez em seu coração tivesse uma aspiração por ter uma profissão da moda e não mais ser um agricultor na família. Um simples agricultor que talvez com seus vinte e poucos anos se casasse com uma camponesa e construísse uma família. Uma vida simples e comum. Porem, este rapaz, talvez bonito, contudo inocente, quer viver aventuras, sentir o desejo ardente das paixões, conhecer a cidade grande, as luzes, a musica, enfim desfrutar das alegrias que um dia sonhara na sua adolescência. Agora jovem, independente, decidira viver a vida plenamente. Chega dessa vida pacata: campo, ovelhas, bodes, gados, galinhas, mato... No entanto, nunca imaginou que um dia a decadência material e espiritual chegasse à afeta-lo. Nunca passara necessidades na casa de seu pai. Sempre imaginou ser ‘o cara’, tinha muitos empregados a sua disposição, afinal era filho mais novo de um homem rico... e um filho orgulhoso...
Quantas vezes em um momento de querer superar os obstáculos da vida fazemos ‘votos’ á Deus:
- Oh, meu Deus, se com meu esforço o senhor ajudar eu conseguir um emprego, e/ou passar na faculdade, e/ou passar no concurso público e/ou etc. blá, blá, blá ...eu irei te servir...eu irei fazer isso...eu irei fazer aquilo...blá, blá, blá...
Desde criança aprendi que Deus é misericordioso... mas na verdade, desde essa época,  sempre o buscava por interesses... Sempre sabia que tudo que eu pedia o meu ‘pai terreno’ sempre me dava. Lógico, que eu não pedia nada que fosse extra-ordinário... pedia básico do básico.
Hoje posso analisar do modo grotesco o quanto as pessoas fazem seus votos á Deus e depois de recebê-los não dão nem um obrigado. Principalmente os hipócritas que vivem dentro de uma igreja.
O interessante disso é um dia minha irmã contou que um amigo tinha passado em um concurso e ligou para ela. Ele queria ir domingo na igreja para agradecer a vitoria. Outro fato foi minha amiga que desde criança morava com os avos e agora com vinte e tantos anos conseguiu uma casa própria para morar com sua família. Outro acontecimento foi  conversando com uma amiga da faculdade, ela me disse:
- Ah, Gleicy quando eu estou alegre ou triste eu vou na igreja rezar -  Eu fiquei pensando, como essas pessoas que não tem o mesmo conhecimento que eu tenho sobre bíblia, igreja etc. tem uma consciência religiosa de obediência a Deus mesmo sem ter pratica de uma religião. Eu me senti uma hipócrita. 
Pessoas que nascem, crescem (como eu) e algumas estão dentro de uma igreja quase todos os dias não tem essa consciência: agradecer á Deus.
Estão, na ‘casa do pai’ como os filhos que só pedem do pai. O que mal há? É de direito deles... São filhos ora!
- Pai me dar à parte que me cabe por direito!
Deus dar sim. Ele permite sim. È filho!
- Agora tenho ensino superior, tenho um bom emprego, tenho bom salário, agora tenho meu carro, agora sou independente! - diz o filho moderno.
VIVA!!Esse é slogan do mundo atual. Viva plenamente!
CARPE DIEM!
Os patronos do Carpe Diem defendem que o "espírito" da frase pode ser compreendido como aproveitar as oportunidades que a vida oferece no momento em que as oportunidades se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".
Essa foi a filosofia do filho prodigo: Viver dissolutamente.
Um rapaz bonito, rico, ‘bondoso’, ingênuo... Um prato cheio para mulheres libidinosas e homens presunçosos. 
- Vamos enganar esse 'Zé Mané'... (risos)
Acredito, que mesmo a pessoa sendo ingênua outras pessoas não podem controlá-la. Somente terão o controle se ela permitir. Qualquer um pode ser um filho prodigo vivendo dissolutamente, porém, não pode dar a desculpa que foi induzida por alguém. Não hoje. Antigamente até poderia dar uma desculpa como esta.
Com todas as informações, do que é certo ou do que é errado, até uma criança sabe distinguir os dois caminhos.
Analisando, de forma bem vulgar, o filho prodigo moderno tem disfunção de caráter, ânimo dobre. É um inconstante. Pessoas inconstantes sempre em certo ponto da vida afirma uma coisa, passam-se algum tempo já tem outra opinião. “Assemelha-se a famosa musica do Raul Seixas: ‘Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante”. As pessoas, com seus pensamentos modernos inconstantes, acabam com relações de amizades ou de afetos amorosos de forma tão natural que não chegam nem sofrer. Não sei se sou eu que sou sentimental demais... ou é o mundo que se brutalizou demais.
Antigamente e hoje, também, o mundo resume-se em dinheiro e sexo.
Homens e mulheres, sem nenhum respeito e caráter, dizem que amam e na ausência de uma das partes e na presença de uma ‘tentação’ se entregam de corpo e alma.
Qual é o significado de amor?
- Amor? O que é isso? – pergunta uma criança.

A história do filho pródigo, o final foi de certa forma feliz. O pai o aceitou de volta ao lar e restituiu seu posto como 'filho do fazendeiro rico'.
E hoje? Qual seria o fim para o filho prodigo moderno?
Sinceramente, eu teria vergonha de voltar... qual seria o caminho correto do pedir perdão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário