quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ansiedade por um futuro bom

Domingo fui ao culto na igreja, e precisava ouvir algo que trouxesse esperança ao meu coração ansioso. O ano de 2011 é decisivo para mim. Há oito anos, eu nunca imaginei que seria algo ou alguém. Nunca imaginei que teria condições financeiras fazer uma faculdade, pois, as circunstâncias da minha vida não permitia que eu fizesse. O único meio era tentar o vestibular para uma publica e mesmo assim como? O ensino médio publico, não prepara e nem proporciona condições iguais para a concorrência de um vestibular. Como eu poderei continuar meus estudos e ter uma profissão?

A palavra da culto foi sobre ansiedade. Deixe-me explicar um pouco:
Ansiedade é sensação de apreensão sem causa evidente sempre acompanhada de nervosismo. Pode-se ter ansiedade por um objetivo, por presença de pessoas, várias são as razões do ser ansioso.

Sou de uma família de situação humilde e como toda família nessa situação, quando, os filhos estão em certa ‘condição’ são obrigados a trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Comigo não foi diferente. Conclui o ensino médio e tive que arrumar um emprego. Inicialmente, quem nunca teve um real da vida tudo era o Maximo. Eu tinha meu próprio dinheiro.
Passaram dois anos e minha vida estagnou, eu me acomodei. Tinha um emprego, não um bom emprego, mas tinha... Tinha um namorado que dizia que me amava... que para mim era suficiente... Tinha uma ‘vidinha’ comum...
Certo dia, meu pai perde o emprego, caso comum em uma família humilde, e decide ir morar no interior... Foi assim que começou minha caminhada de luta para vencer na vida.
Durante um ano vamos dizer: ‘comi o pão que o diabo amassou’.
Fiquei sozinha com mais dois irmãos na casa.
Sustentar uma casa... Tarefa difícil... Contas, comida, sustento... Como meu pai e minha mãe conseguiam administrar uma casa com sete pessoas?
Durante esse período descobri quem eu era... Pois até então eu era a ‘filhinha da mamãe’.
O momento certo de fazer besteiras. Sozinha, sem horários para chegar em casa, ninguém me controlando... Porém, sempre fui muito presa por religião, minha família, no que as outras pessoas pensariam sobre mim, minha mente critica. Sempre muito preocupada com fatores externos. E meus fatores internos explodindo dentro de mim. Não fiz besteiras, embora tivesse a oportunidade da liberdade... No entanto com muito choro contido, solidão e desespero disfarçado atuei na minha vida com sobriedade e coloquei um objetivo na mente: Vou estudar! Fazer uma faculdade!Vou sair dessa situação!
Eu poderia muito bem ter curtido minha liberdade porém, graças a minha educação e bom senso adquirido dos meus pais, agi de maneira correta. Não que eu fosse uma boa pessoa eu só não fui idiota!
Meus pais fizeram o que puderam para que eu fosse alguém, deram a mim e a meus irmãos o que nunca tiveram: educação.
O ano de 2008 foi o inicio da minha caminhada para mudança de situação financeira. Comecei o ano com uma promoção no emprego: gerente. Meu salário dobrou e comecei a faculdade de contabilidade. Meus pais voltaram, e meu pai começou a trabalhar em uma faculdade. No qual prestei o vestibular , nesta mesma faculdade, e passei. Durante um ano paguei a faculdade. Quando não imaginamos que Deus é provedor, Ele se mostra como providencia. Ganhei uma bolsa de 60% na faculdade e no semestre seguinte uma bolsa de 100%.
Durante três anos e meio fiz o curso de contabilidade. Sair altas horas da noite, encarar ônibus lotado e voltar para um bairro perigoso em zona crítica pela sociedade foram ‘os baixos’ de períodos difíceis da minha vida. Em partes, permanecem e fazem parte da mudança. A situação em que ainda estou inserida seria uma das causas da minha ansiedade: Sair da faculdade e ter sucesso profissional.
Quem nunca imaginou em ter uma grana sobrando durante o mês, um carro, uma autonomia profissional e pessoal?
Eu não sou diferente. O fato de eu ser mulher faz com que eu lute, ainda mais, para alcançar meu espaço no mercado e na sociedade.
Observo tantas garotas da minha época que tiveram suas vidas estragadas por sentimentalismos, por quereres carnais. Constato o quanto Deus me livrou dos meus sentimentos vãos. O quando Ele me livrou dos prazeres da minha carne. O meu coração é enganoso e egoísta.
O coração do ser humano é assim. Já dizia o livro bíblico de Eclesiastes : “tudo é vaidade”.
O que seria vaidade?
Desejo absurdo de atrair admiração, homenagens para si...qualidade do é ilusório, vão, instável... Isso é vaidade.
Esta minha ansiedade por melhoria de vida seria frívolo? Seria vaidade?
Então, estava eu no culto domingo quando foi falado:
Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, da provisão e da proteção de Deus, a tarefa mais difícil dos cristãos, a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras "não andeis ansiosos”.

A bíblia está cheia das providencias de Deus para quem o busca. Mas tenho medo das coisas que objetivei não acontecerem. E quando eu penso isso me sinto como ateu, desacreditando em Deus... Nas promessas de Deus:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe suas respostas" (Fp 4.6)

Às vezes sinto que carrego o fardo sozinha e isso é ato egoísta... Sei, sei disso. A minha ansiedade não resolve em nada meus problemas, só me causam mais problemas, pois começo a pensar e fazer tudo errado.
As minhas preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus em minha vida. A minha ansiedade insinua que Deus não age que Ele não se importa comigo e nem se interessa por mim. Isso é errado da minha parte.
Durante todo esse tempo Deus cuidou de mim e providenciou a faculdade, a minha promoção, a minha família de volta, mostrou a mim coisas ocultas sobre a minha vida pessoal, amorosa... Realmente não tem por que eu duvidar da sua providencia na minha vida. Ele sempre cuidou de mim...e porque não cuidará e providenciará agora?
Como costumo falar: TUDO VAI DAR TUDO CERTO. E, somente, agora acredito.
E você?
Porque ficar ansioso?

4 comentários:

  1. Mente brilhante popularmente dizendo.
    Realmente a vida não foi e nem esta sendo como muitos planejam, entretanto, suas palavras indagam explicitamente, o teor de muitos "Pqs" de tantas pessoas a mundo " a dentro"... sabias palavras...

    ResponderExcluir
  2. É Gleyce, Deus sempre escreve certo por linhas certas as nossas que são tortas. Quando pedimos algo dEle nos esquecemos que "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
    Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is 55:8-9), e Ele está sempre a nos guardar, a nos livrar de coisas que nem imaginamos.
    Também me idenfico um pouco com tua estória pois até hj não tenho tudo o que sonhei mas já vejo a providência divina sobre mim, pois Deus sempre é Fiel...

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a ansiedade é um caminho necessário na construção do futuro individual.Normal estar por um tempo ansioso(a) quando se tem a certeza de um ou vários objetivos longínquos a serem conquistados.O que seríamos se não tivéssemos objetivos de vida ??? O que seríamos se não tivéssemos sonhos ???? O que seríamos se a ansiedade não nos impulsionasse adiante ????? Gostei do seu texto,bem pertinente pra vida cotidiana.Forte abraço pra você.

    ResponderExcluir
  4. muito legal,ou seja muito bom,seu comentario,pois em varios momentos me vi,nele,pois tb tive q cuidar de meus irmão ,quando todos eles eram bem pequenos,o fato de ser mais velha nus coloca nessa posição,realmente muitas pessaos,vivem esse momento,so q muitos vão pro caminho errado,mais graças a DEUS,estamos num caminho,que nus faz ser diferantes,nossa quanta viagem no tempo,foi bom lembrar de muitas coisas,q com o tempo nos esquecemos,bjjjs fica na paz.

    ResponderExcluir